quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Desligado, mas nem tanto!





Ao dormirmos, estamos totalmente apagados...temos uma fase de sono chamada REM (sigla em inglês que significa "movimento rápido dos olhos") e ocorre no nosso sono profundo. O sono REM dura meia hora aproximadamente e acontece umas cinco vezes durante o nosso sono total. É nessa fase que acontecem os nossos sonhos, os músculos estão completamente relaxados. Durante esse estágio, qualquer estímulo podemos sonhar. Por exemplo, uma borrifada de água poderá nos render uma grande chuva no sonho!


Os estímulos externos podem nos acordar e mudar o rumo dos sonhos!
VISÃO


Apesar de os olhos estarem fechadas, um estímulo visual muito intenso, como um flash de máquina fotográfica, pode despertar-nos. Se ele não acordar, pode ser que sonhe com o Sol ou alguma situação em que haja luminosidade intensa.

AUDIÇÃO

Podemos ouvir tudo ao redor, mas o barulho se torna  um som neutro que não atrapalha o sono. Quando alguém adormece em ambiente barulhento, com a TV ligada, por exemplo, ocorre o contrário: se acabar o ruído, a pessoa pode despertar.

OLFATO

Não existem muitos estudos sobre o papel do olfato durante o sono, mas sabe-se que a região do sistema nervoso central responsável por ele é estimulada quando algum cheiro mais forte é exalado. Mas é difícil chegar ao ponto de despertar uma pessoa

PALADAR

Se um alimento amargo for colocado na boca ao dormir, o gosto ruim (uma barata) desencadeará um reflexo que o fará expelir aquilo. Como o paladarcontinua recebendo estímulos, a pessoa pode até sonhar que está comendo algo ruim.

TATO

Sempre alerta aos estímulos externos, o tato é considerado o sentido que permanecemais ativo. Quando alguém dorme em cima de um objeto, ou alguém passa alguma coisa na tua pele, por exemplo, a dor ou sensação percebida pode interferir na qualidade do descanso. A pessoa pode até continuar dormindo, mas a soneca será de péssima qualidade.


Vi na Mundo Estranho




Nenhum comentário:

Postar um comentário