terça-feira, 18 de outubro de 2011

Trânsito causa doenças

Desde quando foi criado o mais simples meio de transporte até os dias de hoje, vimos muita evolução tecnológica. Hoje não vivemos sem os meios de transporte! Não chegamos a lugar algum sem eles. Mas também por causa deles podemos ir parar no hospital. 



Hoje, cerca de 71 milhões de brasileiros usam suas próprias pernas para se deslocarem cotidianamente. Fazendo isso, eles se estressam bem menos e ainda liberam a endorfina ao caminhar. A Endorfina é um hormônio produzido pelo corpo, como um analgésico natural. Mas se você não pode usar suas próprias pernas e caminhar até o trabalho, faculdade, etc...Fique atendo ao transporte escolhido. Sem dúvida, a moto é o veículo com o maior risco de acidentes, quase 6 vezes maior do que o carro.

Bicicleta

1 - LESÕES ORTOPÉDICAS: Para minimizar dores no pescoço e desgaste na articulação dos joelhos, ajuste a bike para que a perna não fique muito flexionada e o selim não fique alto demais.

2 - PROBLEMA DE RESPIRAÇÃO: Ciclistas urbanos absorvem quatro vezes mais poluentes, podendo levar ao aumento da pressão arterial e problemas respiratórios.

3 - QUEDAS: Mãos, braços e rosto são os primeiros a tocarem o chão. Equipamentos de proteção são recomendáveis, pena que poucos utilizam.

4 - IMPOTÊNCIA: Selim pontudo e com a traseira estreita pode lesionar nervos da região responsável por levar sangue ao pênis. Selins mais largos e com a fenda no centro são melhores.



Carro


5 - DOENÇA RESPIRATÓRIA: Como a altura da entrada do ar-condicionado é a mesma dos escapamentos de outros carros, os motoristas respiram 20% mais poluentes que um ciclista. Se for ligar o ar, evite direcioná-lo sobre os passageiros para evitar gripe ou rinite alérgica.

6 - ESTRESSE: Levar uma trancada, passar tempo em um engarrafamento ou aturar uma sinfonia de buzinas podem causar estresse e ansiedade. Ouça uma música!

7 - ALERGIA: Estofado com pelos de cães ou gatos, poeira, restos de comida e cinzas é o ambiente que favorece crises alérgicas. Sem falar nos fungos que são atraídos pela umidade provocada pelo ar-condicionado, podem desencadear espirros e até infecções de pele.

8 - MÁ CIRCULAÇÃO: Muito tempo na mesma posição pode levar a inchaço, dores nas pernas e varizes. Regule o banco para que pernas e cotovelos não fiquem muito flexionados ou muito esticados. Pare a cada 2 horas em viagens longas.


Moto

9 - PROBLEMAS DE PELE: O capacete pode ter tanta bactéria quanto um vaso sanitário! Impressionado? Micro-organismos causam micose, caspa e descamação. Deve-se limpar o forro 3 vezes por semana. (Quem é que faz isso?)

10 - AMEAÇA AOS OLHOS: O vento no rosto faz com que eles sejam alvo de toda a poluição jogada no ar por ônibus e caminhões. Se não usar viseira para proteger seus olhos, o você está sujeito a ter um ressecamento da córnea e a conjuntivite.

11 - LESÕES: Girar o punho ao acelerar, apertar a embreagem e mover o pé demais ao frear pode resultar em lesões por esforço repetitivo (LER).



Ônibus


12 - BACTÉRIAS: Ônibus e metrô são um abrigo de micro-organismos. Podem causar sinusite, otite, conjuntivite e acne. O usuário deve lavar as mão sempre ao chegar a determinado lugar, tendo ido de ônibus. E não só de ônibus! Deve-se lavar as mãos sempre.

13 - RISCO CARDÍACO: Ficar preso no trânsito multiplica por três a chance de infarto. Como o ônibus em geral demora mais, há exposição maior ao risco, que vem do conjunto estresse e poluição.

16 - DANO RESPIRATÓRIO: Usuário tende a respirar um ar mais poluído que ciclista e motorista, por ficar para mais tempo no trânsito. Ônibus com motor dianteiro piora ainda mais a situação.



É! Como viram, não escapamos de nada. Estamos sujeito a tudo e a todos. Por isso a atenção com a saúde tem que ser constante, porque todos esses fatores tem aparecimento a longo prazo, e por ser a longo prazo, cai no nosso descuido e esquecimento. Se cuidem...


Vi na Galileu (por André Bernardo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário